Espaço aberto para a educação

A construção do conhecimento se faz no caminhar diário.

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Pensando sobre possíveis mudanças e contribuições das tecnologias

Atualmente existe na escola uma gama de opções tecnológicas que estão a serviço do professor para que ele possa dinamizar e diversificar suas aulas. Com o uso correto dessas ferramentas, certamente as atividades se tornarão muito mais interessantes e envolverão muito mais a sua turma. O uso de computadores e da internet fará com que os alunos participem ativamente do processo de construção do conhecimento.
Infelizmente, não são todos os professores que estão abertos às inovações. Muitos ainda resistem por não dominarem estas ferramentas de apoio. E por não dominarem privam seus alunos de interagirem nesse ambiente tão rico e transformador.
Com o uso de novas tecnologias o aluno se desenvolverá com maior rapidez e verá muito mais significado nas atividades propostas, além de que com o apoio desses recursos todos os sentidos serão aguçados. Hoje, fala-se muito da indisciplina dos alunos, mas será que o conteúdo proposto está sendo apresentado de maneira interessante? A linguagem utilizada é mais interessante daquela que com a qual ele convive fora da escola? Portanto, é necessário estar atento a tudo isso, pois na vida real a maioria deles já convive com uma infinidade de tecnologias da informação, tais como: computadores conectados à internet, mp3, celular, etc e tem uma familiaridade profunda com todos eles. São autodidatas. A escola não pode ficar aquém e sendo assim, urgentemente é preciso que o professor acompanhe essa evolução.
Alguns aspectos requerem nossa atenção, tais como: cuidado com o plágio, com os resumos de livros que facilmente se encontra à disposição, com informações distorcidas, com os sites impróprios para menores, ou seja, a uma infinidade de coisas e desvios que podem acontecer se não houver a supervisão do professor. Por exemplo, após uma atividade de pesquisa, devemos colocar os alunos para produzirem seus próprios textos, extrair suas opiniões e fazer a verificação da aprendizagem. Devemos ter muito cuidado também com a linguagem utilizada. Não devemos proibir a linguagem do internetês, mas ensiná-los a utilizá-la na hora certa e no lugar correto.
O professor deve estar preparado para fazer parte desse mundo tão fascinante e ao mesmo tempo desconhecido, criando estratégias para conciliar as tecnologias, juntamente com a proposta do currículo a ser cumprida.

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