Espaço aberto para a educação

A construção do conhecimento se faz no caminhar diário.

segunda-feira, 7 de junho de 2010

O QUE É UM HIPERTEXTO

Hipertexto é o termo ao qual alguns elementos servem como chave de acesso para outros textos ou arquivos a um simples toque de mouse. Elementos se interligam ao texto original, através de novos termos e conceitos. Deste modo a informação nunca se esgota. É como se existissem pontes de informações constatemente ligadas. As informações agregadas ao texto original podem ser de textos, palavras, sons ou imagens que são denominadas hiperlinks ou simplesmente links. O trabalho com hipertexto permite ir muito mais além da informação ora apresentada e se apresentam através de marcações com características próprias e se destacam em forma de gráficos, desenhos ou cores diferentes do corpo do texto.
É assim também que acontece na sala de aula. Todo o trabalho perpassa por processos que buscam interrelações com conhecimentos prévios antes aprendidos e apreendidos. Como forte exemplo temos a prática das pesquisas nas enciclopédias, dicionários, livros didáticos, etc.
Ao ler o conceito de hipertexto na wikipédia tive a certeza de que o conhecimento é infinito. Os hirperlinks permitem que se aprofunde muito mais o sentido de uma expressão na hora exata, demonstrando precisão e velocidade na captação das informações. E isto eu considero como positivo. Porém, tive um pouco de dificuldade para entender o texto como um todo, pois a cada instante há rupturas com o texto original para se manter a ponte com um outro elemento. Então prefiro, inicialmente, ler o texto na íntegra, entender o seu sentido para depois fazer uma releitura linkando com as outras informações. É realmente um conhecimento sem fim e sem fronteiras, onde o conhecimento se torna vivo, pois além de ler a produção textual, podemos navegar ao mesmo tempo.

5 comentários:

  1. gostei do seu trabalho sobre hipertexto. Concordo com você Hipertexto é realmente um conhecimento sem fim e sem fronteiras, onde o conhecimento se torna vivo, pois além de ler a produção textual, podemos navegar ao mesmo tempo.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. As reflexões sobre a forma como se apresenta as informações através do hipertexto que você comentou são importantes e fundamentais para o trabalho em sala de aula, pois buscam a interrelação com o conhecimento prévio. Também os hirperlinks os quais, possibilitam que se aprofunde muito mais o sentido de uma expressão na hora exata e demonstre ainda, precisão e velocidade na captação e recepção das informações e, consequentemente a aquisição do conhecimento.
    Rosa Barros.

    ResponderExcluir
  4. O seu trabalho ficou muito legal! Parabéns!

    ResponderExcluir
  5. Ola Geija, achei muito interessante algumas expressões que utilizou para definir e esclarecer hipertexto que são: "pontes de informações", "sem fim e sem fronteiras", "conhecimento se torna vivo", pois realmente é o que nos traz o hipertexto. Muito bom!

    ResponderExcluir